Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Como criar senhas seguras ( como as do Daniel Dantas )

SenhaSegura2
Bem, depois de postar essa notícia sobre as senhas do Daniel Dantas, Muitos amigos e leitores do KTec blog me escreveram perguntando sobre que programa ele poderia ter utilizado para proteger tão fortemente os dados e como se cria senhas tão seguras assim…
Não sabemos exatamente qual programa ele utilizou pra criptografar os dados, mas de fato, isso não chega a ser tão importante assim. Neste processo, o fator mais importante é a Senha em si e não especificamente o programa utilizado. Existem no mercado hoje em dia centenas de programas excelentes para criptografia de dados mas, nenhum deles será eficiente se você não utilizar uma senha forte e segura. Portanto, neste artigo vamos focar a Força e a Segurança da sua senha.
De qualquer forma, posso sugerir um programa que é muito bom neste processo pois, mesmo sendo gratuito, é considerado atualmente um dos melhores softwares de criptografia de discos. Trata-se do TrueCrypt 6, que já foi citado recentemente no KTec Blog.
images
Existem vários fatores que tornam uma senha forte e segura o bastante para dar muito trabalho a quem tentar descobri-la. Os mais importantes são .: Tamanho, Disposição e Invisibilidade.
"A regra mais essencial que eu gosto de ensinar é que não se coloca como senha qualquer informação que possa ser levantada no Orkut", afirma, entre a ironia e a razão, José Antunes, da McAfee.
Veja o que diz este artigo da Microsoft .:
Você provavelmente já sabe que não deve criar senhas com combinações de seqüências consecutivas de números ou letras como "12345678", "mnopqrs" ou as letras vizinhas no seu teclado, como "qwerty". E você também já deve ter ouvido dizer que não é uma boa idéia usar o seu nome de logon, o nome do cônjuge ou a sua data de nascimento como senha. Mas você sabia que não deve nunca usar uma palavra que pode ser encontrada em um dicionário, em qualquer idioma? Isso mesmo. Os hackers usam ferramentas sofisticadas que podem adivinhar senhas rapidamente com base em palavras encontradas em dicionários em vários idiomas, mesmo palavras comuns escritas ao contrário.

Se você usa uma palavra comum como senha, pode pensar que estará protegido se substituir as letras por números ou símbolos que se parecem com as letras, como M1cr0$0ft ou P@ssw0rd. Infelizmente, os hackers conhecem esses truques também.
Passo 1: crie senhas seguras que podem ser lembradas
Você poderia criar uma combinação totalmente aleatória de números e símbolos, mas isso não seria muito prático. Quem iria se lembrar? Você provavelmente iria escrever a senha em um pedaço de papel e guarda-lo na primeira gaveta da sua escrivaninha, e assim a sua senha deixaria de ser uma boa senha.
Uma senha segura possui ao menos oito caracteres, inclui uma combinação de letras, números e símbolos e é fácil de ser lembrada, mas difícil de ser adivinhada.
Crie uma frase secreta segura O modo mais rápido de criar uma senha segura que você não precisará escrever é criar uma frase secreta. Uma frase secreta é uma frase que você pode se lembrar, como "Meu filho Aiden é três anos mais velho que minha filha Anna". Você pode criar uma senha muito segura usando a primeira letra de cada palavra da frase. Por exemplo, mfaetamvqmfa. Entretanto, você pode fazer com que essa senha seja ainda mais segura usando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais que se parecem com letras. Por exemplo, usando a mesma frase e alguns truques, a sua senha agora é mF@&3@+Vqmf@.
Se ainda acha muito difícil de lembrar, tente uma frase mais comum, como "Cachorro velho não aprende truque novo". Se você estiver usando uma frase comum, use ao menos um número ou símbolo na senha. Como (vn@tN.

Passo 2: mantenha suas senhas em segredo
Se você mantiver suas senhas em segredo, elas estarão protegidas. Não as compartilhe com amigos nem as escreva em um papel para guardar na sua escrivaninha ou em um arquivo desprotegido no seu computador. Sua casa pode ser invadida ou, ainda mais provável, seus filhos podem permitir que um amigo use o seu computador ou a sua escrivaninha e esse amigo pode não ter as melhores intenções em relação à sua privacidade.
Mesmo que você saiba que não deve escrever as senhas ou compartilha-las com amigos, você também deve ter cuidado quando a fornece ao site onde a criou. Um novo modo usado pelos hackers para enganar as pessoas é fazer com que forneçam suas senhas e outros dados pessoais através de um golpe chamado "phishing". O Phishing consiste em enviar milhões de e-mails falsos que parecem vir de sites populares como eBay ou Amazon. Os e-mails parecem tão oficiais que muitas pessoas atendem a solicitações de digitar nome de usuário e senha.
Empresas idôneas como Microsoft, eBay, Amazon, PayPal ou qualquer outra nunca solicitariam que você enviasse a sua senha por e-mail. Se você receber uma solicitação para enviar a sua senha, CPF ou outras informações via e-mail, avise a empresa imediatamente por telefone ou através do site da Web.

Passo 3: gerencie as suas senhas
A técnica de senha mais segura consiste em criar uma nova senha segura para cada site da Web ou logon que solicite uma. Isso é quase tão impossível quanto se lembrar de longas seqüências de caracteres aleatórios. Uma solução mais fácil é criar uma série de senhas seguras e usa-las nos sites em que você quer estar mais protegido, como bancos, corretagem de ações ou empresas de coleta de pagamentos. Em seguida, crie uma série pequena de senhas fáceis de lembrar que você pode usar em qualquer lugar.
Lembre-se, uma senha segura é aquela que você altera em poucos meses. Assim como você se programa para realizar atualizações, fazer backup de software e remover programas antigos, você também deve alterar regularmente as suas senhas.

Passo 4: monitore suas contas
Ao criar senhas seguras, você estará aumentando a sua proteção contra roubo de identidade. Entretanto, as senhas seguras sozinhas não podem garantir a sua proteção. Se alguém roubar suas senhas, quanto mais rápido você perceber e avisar as autoridades, menos danos o hacker irá causar a você. Monitore todos os seus extratos bancários mensais e entre em contato com a empresa ou banco relevante imediatamente para informar problemas. Além disso, verifique se o seu nome não consta de nenhuma relação anual de devedores.
O Fato é que você não pode criar uma senha óbvia e muito menos utiliza-la de maneira displicente. Portanto, siga os passos indicados com atenção e você conseguirá criar senhas seguras.
O KTec Blog aconselha o seguinte .:
  1. Não use nome ou palavras encontradas em dicionários
  2. Use o tamanho MÍNIMO de 8 caracteres para suas senhas
  3. Crie senhas Alfa-numéricas, ou seja, utilize letras e números
  4. Intercale letras Maiúsculas e Minúsculas
  5. Se possível, utilize caracteres como !, @, #, $, _, %, ou &.
Mais dicas para criar senhas
A maioria das dicas a seguir foram criadas por especialistas em segurança, e compõem a norma ISO1779:
- As senhas devem ter, no mínimo, 8 caracteres;
- Não devem conter caracteres idênticos consecutivos;
- Não utilize somente números ou letras. Faça uso de outros caracteres, como "_ ) = @ ~ &";
- Evite reutilizar ou reciclar senhas antigas;
- Altere suas senhas regularmente, como a cada 3 meses, por exemplo;
- Mantenha um registro de todas as senhas antigas e evite que elas sejam reutilizadas;
- Altere todas as senhas-padrão (default);
- Não guarde senhas em papéis;
- Não guarde senhas em arquivos do Word, Excel, TXT, etc. Use programas próprios para isso;
- Não use uma mesma senha em vários serviços;
- Esteja atento a digitar a senha, para não digita-la em um lugar errado por engano, como no campo do nome de usuário, por exemplo;
- Em senhas para acesso a informações importantes, use pelo menos 12 caracteres e faça uma combinação complexa, combinando números, letras (maiúsculas e minúsculas), caracteres pouco usados, enfim.
Fontes .:  KallAngo® , idgnow , microsoft.com, Emerson Alecrim

2 Comentários:

  • Blog do Fórum Miller Filmes says:
    5 de janeiro de 2009 às 14:35

    Muiiiiito bom, essas dicas vão ajudar muita gente, eu pessoalmente já uso uma combinação um tanto dificil, não menos que 15 caracteres e faço uma mistura louca.

  • KallAngo® says:
    5 de janeiro de 2009 às 14:42

    TODAS As minhas senhas tem mais de 20 caracteres, TODAS sao Alfa-Numéricas, TODAS tem Maiúsculas e Minúsculas e pra terminar, TODAS tem caracteres como . _ ! @ e outros... Hehehehe

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.