Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Como recuperar a inicialização normal do Windows 7 após trocar a placa-mãe sem formatar

https://pixabay.com/pt/service/terms/#usage

Após trocar a Placa-Mãe e Processador do computador, o Windows 7 Não inicia corretamente.

O computador do cliente com a placa-mãe e o processador queimados na minha bancada. O cliente comprou uma placa e processador equivalentes para substituir mas, não posso formatar e reinstalar o sistema operacional.

Veja bem, o procedimento correto é, fazer um backup dos dados, realizar um formatação e reinstalação limpa do sistema operacional, porém, o cliente solicitou que se possível, eu não formatasse o HD.

Em teoria, tudo deveria funcionar normalmente. Provavelmente o windows reconheceria a nova placa e solicitaria os drivers para reconfigurar e pronto mas, na prática o que aconteceu foi que o windows não consegue mais inicializar. O sistema operacional começa e o computador reinicia logo após aparecer o logo do windows 7 na inicialização do sistema.

Porque isso acontece ?

O sistema operacional tem instalado os drivers da placa anterior e não reconhece a placa nova. Portanto, o que devemos fazer é fornecer os drivers novos para que o windows consiga reconhecer os novos dispositivos e assim, voltar a inicializar normalmente.

Terramentas

Vamos precisar do seguinte: 
  • DVD ou Pendrive Instalador do windows 7
  • Drivers da placa nova
  • Hirens Boot USB
  • 7-Zip
  • Uma pitadinha de Paciência e Sorte

Mãos à Obra

Primeiramente, encontre todos os drivers da sua placa-mãe nova, principalmente os de ChipSet, e descompacte-os usando o 7-zip.

Em seguida, utilize o Hirens Boot USB para iniciar o computador e copiar os drivers descompactados para o  HD do sistema que vamos recuperar. Crie uma pasta com o nome "DRIVERS" onde estarão os drivers da placa nova e salve todos os arquivos descompactados dentro desta pasta. 

Agora, inicie a instalação do Windows 7 utilizando o seu CD ou Pendrive de instalação e escolha o idioma adequado

Depois, clique em "Reparar o computador"

Agora, escolha a opção "Prompt de Comando"

Ao acessar o prompt, digite o seguinte comando:

dism  /image:X:\  /add-driver  /Driver:X:\DRIVERS\  /recurse

Altere o X pela letra da unidade que contém o sistema que deseja recuperar e não se esqueça de indicar a pasta DRIVERS, onde estão armazenados os arquivos de drivers da placa nova.

É aqui que entra a dose de paciência por que, depois disso é só aguardar enquanto o comando dism processa os drivers que detectar para atualizar o sistema mas, saiba que neste momento é preciso esperar muito pois, o processo demora bastante. 

Em seguida, pegue firme na sorte por que, se tudo der certo e se você tiver muita sorte, depois que o dism terminar e você reiniciar o sistema, o windows deve inicializar normalmente.

Para concluir, acesse o gerenciador de dispositivos e verifique se tudo esta correto. Caso exista algum conflito ou falte algum driver, organize tudo e pronto.




1 Comentários:

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.
    Miller Alberto says:
    23 de novembro de 2017 às 21:17

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.