Este blog é dedicado a compartilhar conhecimentos nas áreas de Manutenção de Computadores, Humor, Tutoriais, Internet, Notícias, Técnologia e Informática de Modo Geral...

Caixa Econômica com Warsaw, G-Buster e Core.exe - Como resolver os transtornos causados por essa turma

Já faz algum tempo que tenho visto vários usuários penando com este problema. O pluguin de segurança do banco, seja Caixa Econômica, Itaú, Bradesco e outros, ou apresenta travamentos no sistema ou afeta negativamente outras aplicações do usuário. Os bancos instalam os aplicativos Warsaw, G-Buster e Core.exe que são processos de segurança para acesso via internet.

No meu caso, o problema é o segundo. Na empresa onde trabalho, utilizamos um software desenvolvido especialmente para a empresa e, por algum motivo misterioso do universo, esse plugin de segurança dos bancos afeta o nosso sistema deixando ele com a tela toda branca, sem aparecer nenhum item, botão, formulário, ou seja, ficamos cegos no programa.

Tenho pesquizado à muito tempo sobre como resolver isso e já encontrei a resposta : REMOVER O FAMIGERADO PLUGIN !!!

Para remover o plugin, tente uma das dicas indicadas nestes links:

Mas esta opção, apesar de extremamente eficiente, gera um outro problema - o site do banco não abre sem esse plugin. Então tenho que escolher entre usar o site do banco, mantendo o plugin instalado e funcionando, ou usar o meu sistema interno, removendo o tal plugin...

Depois de tanto penar tentando resolver este dilema tecnólogico, acabei inventando uma solução "paliativa" mas funcional para tal problema.

Fiquei pensando sobre o caso e tive a idéia de "pausar" os processos do plugin enquanto não estiver utilizando o acesso ao banco. Quando precisar deles, volto a ativa-los. Mas, COMO FAZER ISSO ?¿

Partindo deste principio, comecei a procurar e encontrei um software que faz exatamente o que eu preciso. Trata-se do programa Process Hacker 2, um aplicativo pequeno e simples, que faz o mesmo trabalho do gerenciador de tarefas do windows mas, com um atrativo a mais. Ele consegue matar ( ou suspender ) processos que os gerenciadores de tarefa comuns não conseguem.

Então, com este aplicativo consigo colocar o processo do plugin problemático em suspensão, ou pausa por assim dizer.

Vamos ao trabalho


Para realizar este procedimento, primeiramente baixe o aplicativo: Process Hacker 2

Durante o processo de instalação preste atenção a este pequeno detalhe, quando aparecer esta janela deixe configurada como mostra a imagem a seguir:

Com estas opções marcadas, conclua a instalação do aplicativo. É esta opção que permite que este gerenciador de tarefas consiga matar ou suspender processos que os outros não conseguem. Como estamos falando de Windows, você provavelmente terá que reiniciar o sistema após a instalação.

Depois de instalado, execute o Process Hacker 2 e localize os seguintes processos:
  • core.exe
  • gbpsv.exe
Preste atenção nesses nomes pois eles podem variar, dependendo da versão do sistema operacional e de outros detalhes, mas basicamente devem ser esses processos que queremos suspender. Para isso, basta clicar em cima do processo com o botão direito do mouse e eseolher a opção "Suspend", assim como mostram as imagens à seguir :

Pronto!!!

Quando precisar acessar o seu banco, execute novamente o mesmo processo escolhendo a opção "Resume" para que os processos voltem a funcionar normalmente, e desta forma, você conseguirá acessar o banco sem ter que removar o plugin.

É claro que este processo, mesmo apesar de relativamente simples, não é o ideal mas, como ainda não existe uma solução oficial eficiente da parte de nenhum banco, pelo menos para mim, isto tem funcionado perfeitamente e espero que te ajude também ;)

Se você conhece algum método mais fácil ou mais eficiente para resolver este problema, por favor, compartilhe conosco deixando um comentário.

18 Comentários:

  • Anônimo says:
    20 de janeiro de 2016 às 18:46

    Os aplicativos que desenvolvi em Delphi sao muito afetados por este plugin. comigo acontece o mesmo que vc disse, meus programas ficam com a tela toda embaralhada ou em branco, somem os icones e itens graficos.

    Além desse paliativo como vc ensinou, existe alguma solução mais eficiente ou permanente para os casos como o meu ?

  • WNantes says:
    25 de janeiro de 2016 às 09:10

    Ola Anônimo.

    Pesquizando sobre os possiveis conflitos causados por estes plugins de segurança com apl.icativos criados em Delphi, descobri que você pode falar diretamente com a empresa desenvolvedora dos plugins, GAS Tecnologia, atravéz do formulário de contato deles. ( http://www.gastecnologia.com/suporte/contato )

    Uma das pessoas que disse que fez isso, recebeu o seguinte email resposta:


    Neander Oliveira de Almeida
    Fiz uma reclamação para a GAS TECNOLOGIA e segue a resposta que eles me enviaram hoje :

    Prezado Neander,

    O Warsaw é um programa voltado para a segurança financeira do senhor e do seu banco, ele entra em operação somente quando o senhor acessa o Internet Bank, caso contrário o mesmo fica em stand by.
    Estamos dispostos a solucionar o seu problema, como fizemos com outros clientes que desenvolvem em Delphi.

    O problema relatado possa ser um bloqueio da nossa solução de segurança contra aplicações desconhecidas pela ferramenta,
    o qual o número de casos em relação a este é mínimo se comparando a um ambiente global.
    Podemos iniciar os procedimentos de análise da sua solução. Mas para isso pedimos, se possível, as seguintes informações:

    - Que nos informe o sistema operacional utilizado e a arquitetura "32 bits ou 64 bits":
    - A instituição Financeira que está ocorrendo a incompatibilidade, Ex: "Banco do Brasil, Itau, Santander, ...":

    - Caso seja um instalável, coloque o em anexo para analisarmos:
    - O caminho da pasta de instalação por padrão até o executável, Exemplo: "C:\MeuPrograma\programa.exe":
    - Caso não tenha um instalador, nos envie o executável e os arquivos auxiliares se possível:

    - Caso seja um servidor web local ou uma URL, informar o caminho de acesso:
    - E se possível criar um login e senha para geração de testes em nossas soluções:

    - Caso haja algum anti-vírus nos informe:
    - Capturas de telas sobre dos erros citados:
    - Informar os nomes dos seus programas em conflito caso exista outros além do seu executável/web:
    - Caso haja algum log dos erros no caso de fechamento repentino ou travamento:

    - E todos os detalhes técnicos que acredite ser relevantes para auxiliar na verificação

    Qualquer dúvida, estamos a disposição.

    Obrigado!


    Além disso, vi uma outra resposta que parece interessante e promissora para solucionar o seu problema. Veja aqui:


    Também passei pelo mesmo problema quando acesso sites de bancos são ativados os programas da GAS Tecnologia e a aplicação fica muito lenta, os ícones, combobox, radiogroup ficam todos brancos.

    Isso ocorre porque a heurística dos módulos de segurança dos bancos e dos anti-vírus ficam realizando varreduras nas aplicações a fim de evitar softwares mal-intencionados rodando no computador.

    A solução foi incluir no meu software o maior número de informações para que os módulos de segurança entendam que meu software é seguro, não é mal-intencionado e não é um vírus.

    Por isso, inclui todas as informações das propriedades do software (descrição, tipo, versão, nome, direitos autorais, etc) e inclui no software a assinatura digital.

    Desta forma os softwares da GAS Tecnologia e alguns anti-vírus mais rigorosos não deram mais problemas.

    Espero ter ajudado.

    Como incluir a assinatura digital no exe: http://thundaxsoftware.blogspot.com.br/2011/04/signing-your-delphi-applications-with.html


    Espero que uma destas respostas possa te ajudar.

  • Unknown says:
    25 de janeiro de 2016 às 10:59

    Muito interessante as soluções propostas.

    Realmente é uma praga estes "processos" criados por esta empresa na forma como eles operam, visto que afetam o funcionamento de um outro aplicativo qualquer (diversos relatos na web, não somente delphi) e neles não tem nenhuma forma de serem configurados para fazer o que fazem, pois nos verdadeiros antivirus existem as "excessões ou falso positivos" para evitar justamente equivicos nos casos da "heurística" interpretar erroneamente, sendo assim essa praga não é "nada" a não ser um verdadeiro pé no saco, chega a ser um absurdo isso.

    De qualquer forma muito útil este artigo.

  • Anônimo says:
    9 de fevereiro de 2016 às 10:46

    Ola
    Instalei mas qdo suspendo o core.exe não acesso mais nada nem firefox nem outros aplicativos (arualização do windos do zone alarm, etc)

    help

    mage

  • WNantes says:
    10 de fevereiro de 2016 às 07:04

    Ola Anônimo.

    Vc esta executando o ProcessHacker como Administrador ?¿ Se não, tente executa-lo assim.

    Em seguida, verifique se o CORE.EXE que vc esta suspendendo é realmente o da GAS Tecnologia. Para isso, dentro do ProcessHacker clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione a opção "Propriedades".

    Verifique na aba "Geral" se trata-se do aplicativo criado pela GAS Tecnologia. ( Confira na imagem https://goo.gl/B0PB42 )

    Se for este mesmo o aplicativo, e se realmente ao suspende-lo ele causa tal comportamento, então neste caso, infelizmente só lhe restará a opção de remover o plugin de segurança.

    O Problema é que se remove-lo, vc não conseguirá acessar o banco. Uma solução paliativa que tem sido muito utilizada atualmente é criar uma maquina virtual no seu sistema para utiliza-la somente para acesso ao banco. Ao fazer isso, o plugin só atuará dentro desta maquina virtual e não afetará o seu sistema. Mas é claro quye para isso vc tem que ter um computador com bastante recursos de memória e processador.

    O Correto mesmo seria a GAS Tecnologia ou os bancos providenciarem um método menos cheio de frescuras e problemas para proteger os clientes. Mas, enquanto nenhum deles se preocupa com isso, teremos que conviver com essas gambiarras para tentar-mos ser livres.

    Teste essas opções indicadas e nos avise se conseguiu ou não.

    Boa sorte.

  • Anônimo says:
    12 de fevereiro de 2016 às 15:44

    ola. testei as opções sugeridas e nada mudou.
    O que eu consegui foi colocar a prioridade em "idle" mas não sei se isso ajuda?
    Grato Mage

  • WNantes says:
    12 de fevereiro de 2016 às 19:52

    Ola novamente Anônimo. Ao colocar como "Idle" o core.exe interferiu nos outros aplicativos como quando vc o suspendeu antes ?

  • Anônimo says:
    14 de fevereiro de 2016 às 16:33

    Aparentemente não interferiu em nada até onde testei.
    Inclusive qdo testei o gbpsv.exe estava em "suspend".
    Ou seja o core.exe é muito mais potente e não sei se em "idle" ajuda em alguma coisa.
    Curiosidade minha, vc por acaso instalou esta aplicação e com vc funcionou o suspend do core.exe?

  • WNantes says:
    14 de fevereiro de 2016 às 19:09

    Sim Anônimo, comigo funcionou e funciona ainda em casa. No meu notebook pessoal, que uso para escrever aqui no blog e também para acessar o banco, tive que instalar os plugins de segurança e em seguida precisei instalar o Process Hacker para aplicar esta dica.

    Então, aqui eu suspendo o core e os outros e funciona perfeitamente.

    Acredito que essa falha no caso do seu sistema pode estar relacionada à versão do seu sistema operacional mas, isso é só uma suposição. Na verdade não tem como saber 100% o que acontece especificamente no seu sistema. Interessante notar que, como vc disse, ao suspender o core, aparentemente o sistema operacional inteiro é afetado.

    Realmente não sei o que causa isso.

    Sobre o "Idle" é o seguinte, todos os processos em execução no seu sistema operacional estão em uma fila de processamento, essa fila é - meio que - dividida em grupos e prioridades. Aqueles que estão com a prioridade mais alta "Real Time" tem total atenção do processador e as tarefas requisitadas por estes processos são executadas, como o nome da prioridade diz, em "tempo real", ou seja, quase que instantaneamente.

    Por outro lado, os processos que estão com prioridade "Idle" são os últimos da fila e estão "praticamente" em pausa. Basicamente é quase a mesma coisa que o estado de suspensão que a dica propõe mas, o processo não esta realmente suspenso. Ele somente obterá resposta do processador e do sistema operacional por último na fila de processos entende ?¿

    Portanto, compartilho sua duvida, ou seja, não sei se isso popde funcionar da mesma forma que o modo suspenso.

    Pesquizarei mais sobre isso e trarei mais informações assim que consegui-las. Neste meio tempo, mantenha-nos informados a respeito de suas experiencias com este processo.

  • Unknown says:
    3 de março de 2016 às 06:55

    Usei o Process Hacker no Windows 8.1 64bits e tenho 2 fatos a relatar:
    1 - Às vezes, ao suspender ou resumir os processos do Warsaw (core.exe e gbpsv.exe) o Windows explorer congela e só reiniciando a máquina pra voltar.
    2 - Quando eu suspendo os processos do Warsaw, muitas das vezes, os navegadores simplesmente não abrem mais os sites, só voltando a abrir se eu resumir os processos suspensos.

  • WNantes says:
    3 de março de 2016 às 09:24

    Obrigado pelas informações Alex Parreira. Não tive como testar no W8 e sabendo de suas dicas agora, vou instalar e testar com este S.O.

  • Este comentário foi removido pelo autor.
    Unknown says:
    6 de maio de 2016 às 18:52

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Unknown says:
    6 de maio de 2016 às 18:54

    Simples de resolver este problema, instale os módulos de segurança em uma maquina virtual e acesse o site dos bancos por lá. Uso o Oracle VM VirtualBox, instalei o Windows XP Sp3, Firefox, firewall e antivírus. Quando preciso acessar o site do banco, abro a maquina virtual faço o que preciso e depois fecho a maquina virtual, nunca mais tive problemas com estes módulos que ficam sempre carregados na memória.

  • Anônimo says:
    27 de junho de 2016 às 12:14

    A solução que achei foi usar Win 7 32 bits.

  • Anônimo says:
    28 de setembro de 2016 às 20:59

    Eu consegui resolver o problema sem instalar nada, apenas "escondendo" o processo do meu Windows Vista. É meio simples, mas tem de reiniciar duas vezes, uma para desativar e outra para reativar quando precisar usar o Internet Banking pelo navegador.

    Primeiro, entre na pasta "C:\Program Files\" (ou "C:\Arquivos de programas\") e renomeie as pastas "Diebold" e "GAS Tecnologia" para qualquer outro, acrescentando ou substituíndo a última letra dos nomes por "_", por exemplo. Uma janela de confirmação do Administrador seerá exibida; basta confirmar. Com isso, o Windows não conseguirá mais encontrar os arquivos necessários para iniciar os serviços.

    Depois, clique no botão "Iniciar" (canto inferior esquerdo), selecione "Executar" ("Run"), digite "msconfig" e clique "OK". Novamente irá pedir confirmação; clique "Continuar". O programa de Configuração do Sistema será exibido. Selecione a guia "Inicialização de programas" e DESMARQUE qualquer programa que tenha como "comando" os endereços das pastas acima. Provavelmente seus nomes serão "Diebold - Warsaw..." ou "Gas Tecnologia...". Na primeira vez haverá 2 entradas; daí em diante só haverá uma.

    Se por acaso você entrar na guia "Serviços", verá um "GPB Service". Esse serviço não pode ser interrompido mas não é ele quem causa a lentidão. Deixe como está.

    Clique "Aplicar" e "OK". O Windows perguntará se deve reiniciar. Feche tudo que estiver aberto e mande reiniciar. Pronto.

    Só que você não conseguirá mais abrir o Internet Banking no navegador. Quando precisar usá-lo, faça o procedimento inverso: 1- Retorne o nome das pastas aos seus originais "Diebold" e "GAS Tecnologia"; 2- Abra o msconfig e marque os processos desmarcados. Reinicie e pronto. Ao terminar com o banking, refaça o procedimento, reiniciando mais uma vez.

    Valeu.

  • -Felipe says:
    28 de outubro de 2016 às 08:36

    Vlw, vou testar aqui!

  • Hugo Eyng says:
    19 de dezembro de 2016 às 11:00

    Olá.

    Tenho o mesmo problema.

    Eu resolvi de forma similar ao que está neste post.

    Criei dois bat's: um que finaliza o serviço GbPsv e outro que finaliza o GbPvs. Assim, quando o usuário quer usar o sistema ele ativa o "finaliza" e quando quer usar o banco ele ativa "inicializa". Concordo que não é uma solução e sim um paliativo.

    Mas acredito que a melhor solução, e mais elegante também, é do Wilson Nantes: assinatura digital e informações do software.

  • WNantes says:
    20 de dezembro de 2016 às 10:42

    Ola Hugo. Tks pelo comentário!

    Vc poderia compartilhar o conteudo desses seus .bat conosco ?¿

    A ideia é muito itneressante.

Postar um comentário

A T E N Ç Ã O ! ! ! Todos os comentários são bem vindos. Porém, comentários com palavrões ou citações que sejam consideradas ofensivas serão sumariamente deletados.

Tks.